Objectivos para a difusão do lionismo
Qualquer Clube Lions
para sobreviver e ser bem sucedido deve:
Obter recursos
suficientes – pessoas, dinheiro, criatividade, etc.
Converter esses recursos
em produtos: serviços ou ideias.
Distribuí-los aos vários
públicos consumidores.
Um Clube Lions deve
depender fundamentalmente da troca de valores entre si e as partes
envolvidas em cada processo e dos incentivos que pode oferecer para
obter a sua cooperação. Através das trocas, os Clubes Lions Obtêm os
recursos de que necessitam. Um Clube Lions depois de pesquisar e
compreender as necessidades da outra parte, de projectar uma oferta tão
valiosa como um serviço/ actividade, por exemplo, no campo da saúde,
deve comunicar eficazmente a oferta, deve apresentá-la num bom lugar e
dentro de circunstâncias precisas de tempo.
Para que um Clube Lions
atinja os seus objectivos terá de propiciar troca de valores com o
público externo conquistando-o para os diferentes bens culturais,
sociais, ambientais, etc., porque este público é destinatário da difusão
lionística.
A difusão lionística tem
os seguintes objectivos essenciais.
Contribuir para uma
formação lionística básica, sólida e personalizante no píblico interno –
os sócios – através de actividades concretas de natureza social,
ambiental, cultural e outras, que são também económicas e de serviço à
comunidade.
Despertar no público
interno – sócios – capacidades específicas e atitudes de reflexão que
os ajudem a compreender e valorizar a inovação e desenvolvimento de
técnicas e as suas consequências nos diferentes domínios das suas
actividades.
Ajudar os diferentes
públicos a orientarem-se de harmonia com as suas capacidades e os seus
interesses.
Dar a conhecer aos
diferentes públicos o mundo lionístico e ensiná-los a solidarizarem-se
com ele.
Contribuir para que os
diferentes públicos tomem consciência do valor lionismo como um meio de
realização pessoal e colectiva
Informar o público
interno, sócios, sobre a necessidade de constante aperfeiçoamento no
campo do lionismo.
A
gestão no movimento Lions
Usa-se o termo gestão
quando se procura analisar o funcionamento de qualquer organização, onde
as pessoas que ocupam cargos de direcção devem ter uma formação
específica e participativa nas relações com os outros membros.
A palavra gestão
pressupõe ou sugere participação.
Empregamos aqui a
palavra gestão como o sentido de um conjunto de acções que se
desenvolvem na própria organização tendo em vista o público interno e o
público externo. |
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Sob este ponto de
vista entendemos a gestão como um processo que se desenvolve a partir da
iniciativa de alguém ou de um grupo (direcção), que define os
objectivos e procura que outros os atinjam proporcionando-lhes os
recursos necessários.
Coam a diversidade de
públicos os gestores Lions são desafiados para demonstrarem liderança,
prever futuros desafios e oportunidades, estimular os Clubes,
orientá-los com visão e conhecimento.
Um líder destaca os
objectivos organizacionais, centra-se nos processos produtivos
eficientes, preocupa-se em desenvolver as capacidades e competências em
todos aqueles que interagem na organização.
A primeira função do
líder e manter actividades dentro dos prazos e orçamentos determinados.
O papel do líder é
manter o equilíbrio e o controlo para que o Clube atinja os seus
objectivos.
Um Clube Lions precisa
de controlos: cumprir objectivos de acordo com um projecto e prazos
fixados; respeitar o orçamento; Manter lucros.
O
que os sócios necessitam de saber...
Os sócios precisam de
saber o que se espera deles e o que podem esperar.
Liderança e competência
andam de mãos dadas.
O líder deve:
Construir um ambiente
positivo.
Fixar objectivos.
Instituir padrões de
desempenho coerentes com os valores da Instituição Lions.
Construir uma direcção
de estratégia.
Determinar os processos
a usar para desenvolver e implementar a estratégia.
Mobilizar e associar
diferentes recursos.
Assumir a
responsabilidade de comando e distribuição desses recursos.
Melhorar a qualidade a
todos os níveis da organização do Clube.
Num ambiente de relações
interfuncionais desenhar a estrutura organizacional para obtenção de
sucesso.
Coordenar e planear para
criar excelência.
Questionar-se
constantemente sobre acções e estratégias.
A liderança deve vir do
centro e não de cima para baixo.
Na circularidade de uma
rede «a liderança vem da conexão com as pessoas à volta; ....A
estratégia da rede é guiada pela oportunidade, funciona através da
intuição e caracteriza-se por uma paciência em que se espera para ver o
que vem a seguir» (Helgeson 19)
Ouvir activamente é uma
das competências mais importantes do líder; implica a intenção de
compreender e aprender e informa a pessoa que fala de que é levada a
sério e respeitada.
Ouvir permite ao líder
saber o que está a acontecer na organização Lions.
CL Claudette Albino |