Lions são pessoas comuns prestando serviços extraordinários à humanidade. Os Lions clubes unem-se para servir o mundo em seu redor; porém cada clube presta a sua própria contribuição inigualável. O Primeiro Vice-Presidente Internacional, Jimmy Ross, reconhece a força do nosso lema, Nós Servimos, e que cada clube é peça fundamental da nossa aliança global para servir. O Programa Internacional de 2006-2007, Nós Servimos, visa o clube, essência vital da nossa associação.

O programa internacional convida os líderes Lions a promoverem motivação, crescimento, força e vitalidade dos nossos clubes. Se os clubes crescem e prosperam satisfazendo necessidades dos sócios, a associação crescerá e tornar-se-á mais próspera.

Nós Servimos – com um Novo Lions Clubs International. Como a sociedade muda, Lions Clubs International deve adaptar-se para servir os novos sócios que queiram fazer a diferença ou buscar auto-realização, flexibilidade, uso eficaz de tempo, envolvimento em decisões e estrutura menos formal.

Nós Servimos – Ao apoiarmos os Clubes Líderes Lions do Distrito são incumbidos de ajudar os clubes a terem êxito aplaudindo seus sucessos, auxiliando-os a superar desafios e ajudando cada clube a definir o seu próprio projecto.

Nós Servimos – Através da Renovação e Fundação de Clube. Ao concentrar em relevantes serviços comunitários e atender às necessidades dos nossos sócios, o resultado será um aumento surpreendente de sócios. Cada clube fará uma avaliação dos projectos actuais e identificará projectos bem-sucedidos altamente prioritários para os sócios. Os novos clubes definirão por si mesmos a escolha dos seus projectos prioritários de relevantes serviços comunitários.

Nós Servimos – Através da Organização de Novos Clubes. Cada distrito deve estabelecer uma meta precisa para fundar novos Lions clubes neste ano. Fundar novos clubes é essencial para ampliar a possibilidade de Lions servirem o próximo.

Nós Servimos ao Prepararmos Líderes. A preparação de lideres activos é essencial para fortalecer a liderança no clube. O treino é dado através de programas do Instituto Lionístico de Liderança, seminários de assessores ACEL e ensino electrónico do Centro Lionístico de Aprendizagem no nosso site. O treino de qualidade de instrutores Lions, dirigentes de clubes e distritos e a orientação e aconselhamento bem feitos de novos sócios aumentarão o potencial dos nossos clubes para serviço.

Nós Servimos trabalhando Juntos por um Mundo Melhor. Lions clubes podem prestar serviço através de vários programas tais como Leo Clubes, Lions-Quest, Serviços para as Crianças e muitos outros. Os clubes seleccionam seus programas e projectos de serviço baseados nas suas visões.

 

Nós Servimos Globalmente. O desejo de prestar serviços humanitários ao próximo é inerente ao Lionismo. Lions Clubs International Foundation é só um exemplo vitorioso de Lions de se voltarem para o mundo. Os programas de LCIF alcançaram milhões de pessoas de inúmeras maneiras.

Nunca é demais enfatizar a importância de nutrir e revitalizar os clubes, bases da nossa rede. Através da renovação e fundação de clubes, renovaremos e desenvolveremos a nossa associação para servir uma sociedade moderna. A meta do Programa Internacional de 2006-2007 Nós Servimos é prestar serviços aos sócios dos clubes e só através da rede de clubes poderemos prestar serviço humanitário à comunidade mundial.

 

 OS LIONS E O FUTURO
A propósito do Encerramento do Campo Internacional da Juventude
 

Um dos destaques do Programa do nosso Presidente Internacional Jimmy Ross é «Nós Servimos, trabalhando juntos para um Mundo Melhor», dizendo que podemos fazê-lo através de vários programas: Leos Clubes; Lions quest; Serviços para crianças e jovens; acampamentos de juventude; Intercâmbio juvenil; etc.

Esta disposição programática vem confirmar a importância de um evento que é já tradição no Distrito 115: A realização do Acampamento de Juventude, ultima fase do programa de Intercâmbio Juvenil.

Em 28 de Julho foi o encerramento do Campo Internacional do ano lionístico 2005/2006, onde estive presente com os Companheiros Ex PCC Luís Xavier, Ex Governador Guerra Maneta e actual Governador Vítor Melo, assim como muitos Companheiros do Distrito Centro/Sul, nomeadamente do Lions Clube de Faro, responsável por este campo internacional. E que posso transmitir acerca desta verdadeira manifestação do espírito "Lions"?

Que estive na celebração dos «Objectivos do Lionismo Internacional» cumprindo o primeiro preceito: «Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra».

Porque, estarem neste Campo tantos jovens, mais de vinte, de nacionalidades diferentes, convivendo, trocando experiências e aprendendo mutuamente muitas coisas e criando amizades, talvez para o resto da vida, é fomentar essa compreensão.

Ao lançar o tema universal para o concurso "Cartaz da Paz" - Celebremos a Paz – a Directoria Internacional também estava a pensar nesta actividade e noutras similares.

Porque eu tive a sensação de que estávamos ali, na cerimónia de encerramento, a celebrar a paz e a compreensão entre vários povos.

Nesta breve referência a uma das minhas primeiras participações como Governador do Distrito C/N, não posso esquecer uma nota especial de agradecimento aos Companheiros do nosso Distrito que receberam em suas casas jovens de vários países, e por ultimo aos Companheiros do Lions Clube de Faro e à Lion com "L" muito grande, JÚLIA LIMA, a cuja generosidade e entrega se deve, em enorme parte, o êxito desta extraordinária actividade do lionismo em Portugal.

Luís de Deus Ventura - Gov. Distrito 115 C/N

 

     

Página anteriorPágina inicial

PÁG. 10

Página seguinte