DISTRITO 115 CENTRO NORTE DE LIONS CLUBES

AL 2006/2007 - N.º 1
Julho a Outubro de 2006

 

 

LIONS CLUBE DA BAIRRADA
Solidariedade de Anadia para o Mundo

Com uma dimensão e com um carácter algo diferentes da maior parte das entidades vocacio-nadas para o desem-penho de missões de solidariedade, os Lions Clubes encontram-se implantados um pouco por todo o mundo, e Portugal não é excepção.

Assim, também na Bairrada temos a satisfação de contar com um destes Clubes, o qual tem sido promotor de diversas acções de apoio às populações, quer em situações de catástrofe (como cheias e incêndios), quer no auxílio a indivíduos e agregados em dificuldades, quer ainda na colaboração prestada a outras instituições que trilham caminhos diferentes dos seus para alcançar fins idênticos. Paralelamente, o Lions Clube da Bairrada tem desenvolvido projectos em áreas relacionadas com a saúde pública e a educação, que contribuem, sobremaneira, para divulgar o nome e a actividade do clube junto da população da região.

Porque é louvável o trabalho abnegado dos Companheiros do Lions Clube da Bairrada, o Município de Anadia tem procurado, dentro das suas limitações, conceder apoio a iniciativas que oportunamente promovem, ao mesmo tempo que disponibiliza instalações na Casa Rodrigues Lapa, em Anadia, onde o clube tem a sua sede.

Este dinamismo deve muito ao tempo e ao entusiasmo dedicados pelos Companheiros às causas do clube. Trata-se, pois, de um valor colectivo feito de valores individuais. E, de entre estes, foi reconhecida, em particular, a dedicação de Luís Ventura, que foi recentemente eleito Governador do Distrito 115 Centro-Norte de Lions Clubes de Portugal, um cargo extremamente relevante e de reconhecida responsabilidade.

A Câmara Municipal de Anadia não pode deixar de congratular-se com esta eleição, que distingue um Companheiro Lion do nosso Município e, por inerência, o próprio Lions Clube da Bairrada, premiando anos de trabalho em prol do bem comum. Ao novo Governador, desejamos, pois, as maiores felicidades e sucesso nesta nova etapa do seu já longo percurso lionístico.

Anadia, Novembro de 2006
Litério Augusto Marques

Presidente da Câmara Municipal de Anadia

 

O MEU LEMA:
dedicação, ética e serviço

Mais do que um editorial, que tradicional-mente pretende transmitir aos leitores um posicionamento ideológico ou programático, esta primeira contribuição escrita do Governador do Distrito, não pode deixar de ser uma mensagem, ou melhor, uma reflexão provocadora de um diálogo vivo.

  Um diálogo que origine o aparecimento, em futuros boletins, de contributos que não sejam apenas mais elementos para um diagnóstico.

De facto, não podemos ser homens e mulheres unicamente de ideias e palavras, mas de acções. Porém, não podemos deixar de pensar que devemos decidir as nossas acções por critérios positivos: Construir em vez de destruir; não olhar para a imperfeição das coisas, mas para a sua possível perfeição; não pensar no que havia de ser feito, mas sim no que falta fazer. Numa palavra: agir em vez de criticar. Foi nesta linha de reflexão que surgiu o lema adoptado para este ano lionístico: Dedicação, Ética e Serviço.

Dedicação é o fruto da fidelidade aos ideais do lionismo; é amor ao Movimento e vontade de trabalhar para ajudar a atingir as metas traçadas nos seus objectivos; é acção continuada na transmissão da esperança de um Mundo melhor.

Ética é criar e fomentar espírito de compreensão; é saber ouvir; é não magoar o companheiro; é ter contenção verbal e correcto relacionamento com todos; é usar a pedagogia do exemplo.

Servir é estar atento à comunidade que nos rodeia e às suas necessidades; é descobrir novas formas de ajudar os desfavorecidos; é também estar atento aos problemas dos companheiros e contribuir de algum modo para a sua realização pessoal; é compartilhar os êxitos das acções de serviço realizadas.

Gostaria que o Boletim Informativo fosse o reflexo do "lema" que é titulo desta mensagem, e que todo o seu conteúdo de notícias, informação e formação, seja verdadeiro conjunto de sinais de renovação, expansão e serviço. Penso que assim será, se todos quisermos.

Luís de Deus Ventura

Governador do Distrito 115 C/N

 
 
 
 
     

Página anteriorPágina inicial

PÁG. 01

Página seguinte