Acesso à hierarquia superior.


Ana Clara Correia, Liberdade e Ditadura em Aveiro: a oposição democrática no Estado Novo.


Síntese - Convite feito por Pereira da Silva, um dos directores do suplemento juvenil do semanário "O litoral" intitulado VAE VICTIS, para responder a três questões colocadas a vários "Ilustres aveirenses" sobre a juventude da época.

 

Nota: Na edição de 31 de Janeiro de 1959 surge, pela primeira vez, na última página do semanário "Litoral" um suplemento com o título VAE VICTIS - página dos jovens aveirenses, sob a direcção de Jaime Borges e Pereira da Silva. Neste suplemento propõe-se incentivar os jovens a exporem os seus problemas, alertando os seus responsáveis que para isso é necessário lutar, senão "Vae victis", ou seja, "ai dos vencidos".  É uma luta contra uma sociedade que se estava a tornar demasiado materialista, sendo necessário defender valores como a paz e o amor.

      Este suplemento teve uma publicação irregular, mas foi sendo publicado durante os anos de 1959 e 1960. A partir daí....não surgem mais publicações. Efeitos da censura ??? De facto, o artigo com a resposta às três perguntas colocadas a Costa e Melo sobre a Juventude da época, a que ele respondeu, não aparece publicada nem no Litoral, nem no seu suplemento juvenil.


 

Página anterior. Página inicial Página seguinte

Última actualização
04-05-2018