Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 13.


EM 1894, inscreveram-se 13 veículos a petróleo e 2 a vapor para o Paris-Ruão. Todavia, a primeira corrida de automóveis digna de tal nome disputou-se em Junho de 1895 no percurso Paris-Bordéus-Paris: 1.200 kms, «galgados» pelo vencedor em 48 h. 27 m. à média de 24.6...

Actualmente, e a dar ideia de progressos incessantes, o recorde mundial de velocidade está em 625 kms/h. (John Cobb, 1947).

O triciclo a vapor, antepassado da motocicleta, foi inventado em 1887 pelo belga Groote.

Em França, acompanhantes de provas velocipédicas começam depois a aparecer em triciclos e bicicletas com motor, nomeadamente a partir de 1895.

Ângelo Bastos, campeão português de motociclismo em plena corrida.

AUTOMOBILISMO
MOTOCICLISMO


Em 1898, o «duelo» Charron-Osmont,  já em motos (10 voltas em Longchamp 35 kms, 46 m. 9 s. teve desfecho curioso: os corredores foram multados por excesso de velocidade...

No, nosso país, parece estar definitivamente assente que a primeira corrida de autos e motos se efectuou em 27-10-1902 da Figueira a Lisboa. Realmente, não nos foi ainda possível averiguar se a corrida Coimbra-Aveiro, em 1898 anunciada, se chegou a realizar. A tentativa, só por si honrosíssima, há que ser devidamente registada na história do automobilismo em Portugal.

O «Circuito do Centro», para motociclismo, que tão assinalado êxito atingiu, deixou de disputar-se há anos. Também o «I Circuito de Espinho», este para automóveis, logo ensombrado, não voltou a repetir-se. Os nossos «ases» do volante continuam, porém, a afirmar qualidades, vincando posição de relevo no último circuito de Vila Real.

Na região de Aveiro não é difícil construir uma pista ideal, empreendimento que, aliás, noutro lugar abordamos.


Na imagem, Ângelo Bastos, campeão português de motociclismo em plena corrida.

 

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