EM 1894, inscreveram-se 13 veículos a
petróleo e 2 a vapor para o Paris-Ruão. Todavia, a primeira
corrida de automóveis digna de tal nome disputou-se em Junho de
1895 no percurso Paris-Bordéus-Paris: 1.200 kms, «galgados» pelo
vencedor em 48 h. 27 m. à média de 24.6...
Actualmente, e a dar ideia de progressos incessantes, o recorde
mundial de velocidade está em 625 kms/h. (John Cobb, 1947).
O
triciclo a vapor, antepassado da motocicleta, foi inventado em
1887 pelo belga Groote.
Em França, acompanhantes de provas velocipédicas começam depois
a aparecer em triciclos e bicicletas com motor, nomeadamente a
partir de 1895. |
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Em 1898, o «duelo»
Charron-Osmont, já em motos (10 voltas em Longchamp
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35 kms, 46 m. 9 s. teve desfecho curioso: os corredores foram
multados por excesso de velocidade...
No, nosso país, parece estar
definitivamente assente que a primeira corrida de autos e motos se
efectuou em 27-10-1902 da Figueira a Lisboa. Realmente, não nos foi
ainda possível averiguar se a corrida Coimbra-Aveiro, em 1898
anunciada, se chegou a realizar. A tentativa, só por si honrosíssima,
há que ser devidamente registada na história do automobilismo em
Portugal.
O «Circuito do Centro», para motociclismo, que tão assinalado êxito
atingiu, deixou de disputar-se há anos. Também o «I Circuito de
Espinho», este para automóveis, logo ensombrado, não voltou a
repetir-se. Os nossos «ases» do volante continuam, porém, a afirmar
qualidades, vincando posição de relevo no último circuito de Vila
Real. Na região de
Aveiro não é difícil construir uma pista ideal, empreendimento que,
aliás, noutro lugar abordamos. |