Acesso à página inicial da Academia.

Academia de Saberes de Aveiro                                                                                                                          Começamos a envelhecer quando perdemos a capacidade de aprender.

Viagem a Itália - 3 a 10 de Julho de 2010

Clicar para ampliar.

A Academia de Saberes de Aveiro organizou uma viagem a Itália que juntou cerca de 46 participantes durante uma semana, tendo-nos levado a percorrer algumas zonas plenas de história e beleza natural da velha Itália.

No dia 3 de Julho, bem cedinho para despertar, partimos de Aveiro. Eram 5 horas e 30 minutos e já todos estavam junto do museu de Sr.ª Joana para rumarmos ao Aeroporto de Lisboa, de onde voámos para Veneza. Acompanhados sempre com guia privativo, deslocámo-nos a Pádua. Aqui visitámos a Basílica de Stº. António. De regresso ao hotel começámo-nos a familiarizar com a gastronomia italiana, tendo em conta que todos os dias provámos as belas e saborosas “pastas”.

No dia 4, o nosso guia avisou-nos que estávamos ali para caminhar muito, para ver muita história a cada esquina; e para ficarmos com as pernas inchadas de tanto andar... – acrescento eu –, mas também mais ricos com tanta beleza histórica e paisagística. Neste dia, visitámos Veneza num mini-cruzeiro de barco, que nos levou à Ilha do Lido, Ilhas de Giudecca e de San Giorgio Maggiore, entre outras. Desembarcámos na Piazzeta onde a pé conhecemos em pormenor a “Sereníssima”, com o seu Palácio Ducal, a Praça e o exterior da Basílica de S. Marcos. Terminámos a visita com um passeio de gôndola,  que nos proporcionou a oportunidade de escutar um tenor, que nos fez reviver as belas canções italianas que povoam o nosso conhecimento colectivo. Depois do jantar, fomos de “vaporretto” para a pé admirámos “Veneza à noite”.

No dia seguinte, partimos para Florença – região da Toscana – tendo passado por Bolonha, sede da mais antiga universidade da Europa. Visitámos as Torres Gémeas da Porta Ravegnana, a Piazza Maggiore e a Piazza Neptuno, a Basílica de S. Petrónio e o complexo das Igrejas de S. Stefano. Aproveitámos ainda para visitar o teatro anatómico, onde nos imaginámos médicos a participar numa aula de medicina. Continuámos para Florença, onde pernoitámos.

No dia 6 de Julho percorremos Florença, cidade berço do Renascimento. Admirámos a Catedral de Santa Maria dei Fiore, o Baptistério com as Portas do Paraíso, a Igreja de Santa Cruz, a Piazza della Signoria e a Ponte Velha. Todo este percurso foi feito a pé e sem grandes hipóteses de descanso, nada nos impedindo a boa disposição e o alegre convívio que se estabeleceu entre todos, bem como a óptima performance dos “turistas”. Esta visita contribuiu para, como dizia o nosso guia, nos criar hábitos de caminhada tão salutares nesta etapa da nossa vida.

À tarde, visitámos Pisa, com a sua célebre Torre inclinada, e San Gimignano, cidade medieval considerada património da Humanidade, onde nos pudemos refrescar com “o melhor gelado do mundo”.

O jantar gastronómico foi um sucesso e um momento de sã diversão e alegre convívio entre os participantes, tendo a viagem de regresso sido aproveitada para se afinaram as vozes e cantarem, entre outras, as canções de Aveiro.

O dia seguinte foi de viagem até Roma com passagem por Siena e Assis, cidade natal de S. Francisco de Assis, com destaque para a sua importante Basílica.

No dia 8 de Julho iniciámos a visita a Roma, tendo começado pelos Museus do Vaticano e a famosa Capela Sistina, onde pudemos apreciar a obra de Miguel Ângelo, nomeadamente a sua genial visão da Criação. Continuámos pela Praça e Basílica de S. Pedro e pelo Coliseu, bem como o Arco de Constantino, o Circo Máximo, a Colina do Palatino e o interior da Igreja de Santa Maria Maior.

Estávamos quase no fim da nossa viagem, mas ainda foi possível, no dia 9, visitar a Igreja de São Paulo extramuros, o Castelo Gandolgo e as colinas de Frascati, onde se produz um vinho de renome.

Regressámos a Roma, tendo ainda a oportunidade para visitar a Praça de Espanha, o Panteão e as ruas mais famosas de Roma, onde a moda italiana está presente a cada esquina.

No dia 10 iniciámos a viagem de regresso a Portugal e à nossa cidade – Aveiro.

Aqui estamos para dar os parabéns à Organização desta viagem pelos óptimos dias que vivemos em conjunto, pela oportunidade que nos proporcionaram e pela forma eficiente como tudo decorreu.

Parabéns ACADEMIA DE SABERES. Podem sempre contar connosco para novas iniciativas.